Pular para o conteúdo principal

Raul Seixas - Biografia


Filho do casal Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas, Raul cresceu na cidade de Salvador um tanto estagnada, alheia aos progressos de uma modernidade que passava ao largo da capital baiana. Tinha um irmão, quatro anos mais novo, Plínio Seixas.

Em casa obtém uma cultura que o faz adiantar-se àquilo que era ensinado nas escolas, mergulhando nos livros que tinha à disposição, na biblioteca do pai. Até o final de sua vida, sempre foi avançado para sua época, o que é comprovado pelas músicas por ele compostas e que até hoje são executadas.


Primórdios


Seu gosto musical foi se moldando: primeiro, no rádio, acompanha o sucesso de Luiz Gonzaga, e nas viagens, onde acompanha o pai (inspetor de ferrovia), ouve os matutos desfiarem repentes - e esta "raiz" nordestina nunca o abandonara. Raul Seixas era um garoto muito tímido na infância e na adolescência, e só vivia trancado no quarto lendo e compondo. Seu sonho no inicio era ser um escritor, até o Rock n Roll aparecer em sua vida. Nesse momento, nas telas dos cinemas, encanta-se com o talento de Elvis Presley, de quem torna-se fã - e aponta-lhe o rumo musical: o Rock´n Roll. Sempre gostou também de clássicos do rock dos anos 59 e 60.

Juntamente com alguns amigos de Salvador, monta um conjunto, "Os Relâmpagos do Rock", mais tarde "The Panters", e por último conhecido como "Raulzito e os Panteras". Fazem shows no estado, e, a convite do amigo Jerry Adriane, vai para o Rio de Janeiro gravar um disco pela gravadora Odeon, em 1967- que foi um total fracasso.

Após algum tempo, volta ao Rio, em 1970-71, contratado por outra gravadora - a CBS. Ali participa da produção de diversos artistas da Jovem Guarda, como Jerry Adriani, e mais tarde Sergio Sampaio, Diana, entre outros.

Mas nos anos 80 Raul acaba se rebelando. Aproveitando a ausência do presidente da empresa, Evandro Ribeiro, grava seu segundo LP (intitulado Sociedade da Grã-Ordem Cavernista Apresenta Sessão das 10), em que faz parceria com Sérgio Sampaio, Mirian Batucada e Edyr Star. O disco, todavia, foi retirado do mercado sob o argumento de não se enquadrar à linha de atuação da gravadora.

Em 1972 participou do VII FIC (Festival Internacional da Canção), promovido pela Rede Globo, e conseguiu a classificação de duas músicas, "Let me sing" (um misto de baião e rockabilli) e "Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo", o que lhe deu projeção nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cão gigante pode entrar no Guinness: Cão pesa mais de 110 kg.

Um cão gigante de Tucson, no Estado americano do Arizona, com mais de 2,1 m da cabeça até o rabo e cerca de 111 kg, pode se tornar em breve o maior da espécie no mundo, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira pelo jornal britânico Daily Mail. Os proprietários de George, um cão da raça gigante dinamarquês, aguardam apenas pela confirmação do título por parte do Guinness World Recordes, depois que o recordista anterior, Gibson, da mesma raça, morreu de câncer em agosto passado. De acordo com David e Christine Nasser, os donos de George, o animal consome quase 50 kg de alimento por mês. O casal o adotou quando tinha apenas sete semanas de idade, mas nunca imaginaram que ele fosse crescer tanto. Com o tempo, George não pode mais dividir os lençois com David e Christine e ganhou uma cama gigante para dormir. O veterinário William Wallace, de uma clínica especializada em Tucson, testemunhou a documentação necessária para o registro no Guinness Book. "Em meus 45 anos de experiên

Cláudia Leitte

Cláudia Cristina Leitte Inácio Pedreira (São Gonçalo, 10 de julho de 1980) é uma cantora e atriz brasileira. Foi, até 2008, vocalista da banda de axé music Babado Novo e atualmente segue em carreira solo. Recentemente exerceu uma participação especial em Malhação. Desde 2001, Cláudia integrava o conjunto axé Babado Novo , da capital baiana. Sob seu vocal o conjunto finalmente veio a alcançar um sucesso que transcendeu as fronteiras do Estado, no ano de 2003, com as canções Amor Perfeito e Cai Fora , além de regravações no estilo axé music de outros sucessos. Nasceu em São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, apenas três dias depois de nascida, mudou-se com a família para Salvador e, já aos três anos, cantava pela primeira vez. Aos sete anos de idade integrou uma banda infantil, tendo se profissionalizado aos treze, acompanhando o artista local Nando Borges . Cantou em bares da noite soteropolitana e, nos carnavais, migrou por diversos grupos entre eles o gru

Beija-Flor 2010 - A História

A Beija-Flor de Nilópolis nasceu nas comemorações do Natal de 1948. Um grupo formado por Milton de Oliveira (Negão da Cuíca), Edson Vieira Rodrigues (Edinho do Ferro Velho), Helles Ferreira da Silva, Mário Silva, Walter da Silva, Hamilton Floriano e José Fernandes da Silva resolveu formar um bloco que, depois de várias discussões, por sugestão de D. Eulália de Oliveira, mãe de Milton, recebeu o nome de Beija-Flor (inspirado no Rancho Beija-Flor, que existia em Marquês de Valença). Dona Eulália foi admitida como fundadora. Em 1953, o Bloco Associação Carnavalesca Beija-Flor, vitorioso no bairro, foi inscrito por Silvestre David do Santos (Cabana) integrante da ala dos compositores, como escola de samba, na Confederação das Escolas de Samba, para o desfile oficial de 1954, no segundo grupo. No seu primeiro desfile, em 1954, foi campeã passando para o grupo I, no qual permaneceu até 1963. Em 1974, retornou p